Caderno de Resumos

Faça o download do Caderno de Resumos do I Congresso Internacional da Rede Brasil-Ricœur: Identidade e Hermenêutica crítica

Apresentação

Criador de conceitos hoje indispensáveis, tanto no plano filosófico quanto no plano do conhecimento interdisciplinar, Paul Ricœur(1913-2005) tomou para si a tarefa incansável de dialogar com numerosos expoentes de vários campos do saber, com os quais contribuiu significativamente na composição do pano de fundo da produção de pensamento do século XX.

Que Ricœur tenha ao mesmo tempo afirmado sua identidade de homem de esquerda, de cristão, de cidadão ocidental, mas sem se contentar filosoficamente com ela, já é uma ilustração de sua proposta fundamental para a interpretação da existência humana: que ela seja uma hermenêutica crítica.

A expressão, forjada no intuito de arbitrar a controvérsia entre Habermas e Gadamer, embora tenha dado título a um dos subcapítulos do livro Do texto à ação, o famoso “Para uma hermenêutica crítica”, surgiu também no coração de um processo de amadurecimento filosófico fascinante: o de um projeto todo ele norteado pela recusa de produzir uma ontologia direta que se pretenda imune e surda às conquistas incontornáveis da ética e das ciências humanas, às quais, segundo Ricœur, devemos tantos esclarecimentos críticos imprescindíveis acerca do mundo em que vivemos. 

Para Ricœur, porém, assim como a vocação da filosofia é decididamente crítica, seu primeiro passo é reconhecer o conflito. 

A conflitualidade na busca da verdade do sentido já está no grande livro A simbólica do mal, onde o próprio conflito entre diversos símbolos e mitos do mal torna-se produtivo para o pensamento, dando justamente o que pensar. O conflito das interpretações irá rapidamente se tornar para Ricœur uma matriz produtora de pensamento dialético entre a interpretação redutora do sentido dos símbolos e a interpretação amplificadora, ou seja, entre as hermenêuticas da suspeita (Freud, Marx e Nietzsche) e as hermenêuticas da recolecção de sentido.

Em O si-mesmo como outro, foi também nos termos de um conflito entre as ilusões de um cogito cartesiano, o qual se autofunda, e as de um cogito nietzschiano, o qual sequer se coloca, que o sujeito crítico acabou alcançando sua trágica condição de cogito ferido. 

Assim é que Ricœur reconhece plenamente o momento da racionalidade crítica no centro da operação de interpretação existencial, mas recusa-se a reconhecer na racionalidade uma função fundacional, convidando o marxismo e a psicanálise a se definirem como hermenêuticas. Pelos mesmos motivos, para pensar as objetivações culturais, textuais e históricas do sujeito humano já não bastam os métodos estruturalistas, já que Ricœur vislumbra na função crítica do sujeito um deslocamento da razão em direção à imaginação. Para ele, há que conciliar a função crítica e a função criativa do sujeito humano, por meio de conceitos como “veemência ontológica da metáfora”, “identidade narrativa” e as diversas categorias que dão precedência à existência prática do ser humano.

Desdobrado em narrativas que também são coletivas, o sujeito ricœuriano descoberto pela via da hermenêutica crítica é solidário da reflexividade crítica que sóalcança o conhecimento de si por meio de um longo processo de mediação dos signos culturais. Dessa forma, o processo da necessária crítica das ideologias não é de iniciativa de uma racionalidade sem ideologia, pois não existe para Ricœur razão sem ideologia, mas tem sua origem em outro lugar do imaginário social. Está na utopia, cuja potência crítica essencialmente prática se arraiga em ferramentas da desconstrução racional, ao estilo da escola de Frankfurt, e no entanto, se alicerça em narrativas da liberação e na memória histórica, com seu rol de ações passadas, de tradições culturais, míticas e religiosas.

Buscando tirar todo o proveito da rica concepção ricœuriana de identidade, e mais especialmente interessada nos desdobramentos amadurecidos ao longo da obra do filósofo que possibilitam pensar uma identidade coletiva, a recém criada Associação Rede Brasil-Ricœur convida à comunidade nacional e internacional de pesquisadoras e pesquisadores a questionarem a proposta da hermenêutica crítica de Paul Ricœur.

Levando em consideração o fato de que a sociedade brasileira é marcada pela pluralidade de povos e tradições, mas considerando também o fato de que sua história tem passado por sérias contradições, as quais se acirraram recentemente e levaram-nos a uma crise de identidade nacional, podemos dizer que de várias formas a dinâmica crítica formada pela hermenêutica dos símbolos, dos textos, de si e da ação pode nos interpelar ou até mesmo nos provocar. Como método que se aplica a numerosas regiões do saber, a hermenêutica crítica recomenda não deixar a identidade coletiva se retrair e encolher em forma de mitificação substancialista, pois isso a torna ideológica, e orienta inversamente a passar a identidade coletiva pelo crivo de uma crítica – historiográfica, sociológica, antropológica, teórico-literária, etc. Trata-se, portanto, nesta chamada, de nutri-la com os recursos criativos e utópicos de um pertencimento diversificado como é o nosso. 

Paralelamente, se a hermenêutica crítica ricœuriana convida a retificar constantemente a memória pela historiografia, de maneira a limitar o poder ideológico de uma memória meramente afetiva e sem autocrítica, não estaria nisso a chave da distância crítica tão indispensável ao esclarecimento de nossa história, ele mesmo tão necessário à nossa específica convivência?

Por fim, com a crítica das dimensões semiótica e retórica dos textos de nossa cultura, cuja leitura ingênua é preciso limitar, faz-se necessário igualmente explorar os recursos da hermenêutica crítica de Ricœur do ponto de vista da periferia e a partir do pensamento decolonial, a exemplo do trabalho de Ernst Wolff.

Em suma, é possível apostar que, não sendo a hermenêutica crítica uma razão descarnada e abstrata, talvez ela facilite o acesso, pela via longa e difícil da vigilância crítica, às propostas de sentido, de construção e de ação recolhidas entre nós.  

Coordenadas:

  • Quando: O Congresso será realizado de forma presencial, entre os dias 14 e 16 de agosto de 2023.
  • Onde: UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo, Campinas – SP, Brasil.
  • Inscrições: de 10/02/2023 a 31/07/2023, por meio do site: https://redebrasilricoeur.org/ 
  • Informações: contato@redebrasilricoeur.org

Eixos

  • Hermenêutica e ciências humanas
  • Fenomenologia e hermenêutica
  • Ética, política e reconhecimento
  • Estudos da religião e filosofia
  • Ação, linguagem, narrativa e identidade
  • Memória, história e identidade brasileira
  • Identidade, raça e gênero

Programação

14/08/2023 – Segunda-feira

8h30
Abertura (Auditório do IEL / Pavilhão dos Docentes)

Identidade e identidades. Pensar Brasil com Ricœur, pensar Ricœur com Brasil
ANDRÉS BRUZZONE – Presidente da Associação Rede Brasil-Ricœur

Paul Ricœur, um pensamento voltado para o futuro.
CRISTINA HENRIQUE DA COSTA  (IEL/UNICAMP)

9h30
Conferência (Auditório do IEL / Pavilhão dos Docentes)

La arquitectura dialógica de la identidad humana en Paul Ricœur: implicancias éticas y políticas

BEATRIZ CONTRERAS TASSO (Pontifícia Universidad Católica de Chile)

Debatedor: WALTER SALLES (Rede Brasil-Ricoeur)

11h
Coffee Break
11h15
Conferência (Auditório do IEL / Pavilhão dos Docentes)

Hacia una posible re-construcción de la identidad Latinoamericana: Memoria, narración y reconocimiento.

PAULA ANDREA DEJANÓN BONILLA (Universidade Libre – Bogotá)

Debatedor: MANOEL CORACY SABOIA (UFAC)

12h45
Almoço
14h00
Comunicações

Sala de Aula CL-01 (IEL/Bloco VI)

Eixo: Hermenêutica e Ciências Humanas: História, Sociologia, Literatura, Psicologia e Antropologia, entre outras.

14:00 – Thiago Luiz de Sousa

O Ensino de Filosofia: Reflexões a partir do paradigma da tradução

14:30 – José Sergio Carvalho

Hermenêutica da consciência histórica e forma escola: impactos da ascensão e do declínio dos Tópoi iluministas na educação

15:00 – Thiago de Castro Leite

Hermenêutica e reconhecimento de si: considerações sobre a experiência de leitura e fruição artística no contexto da formação escolar

Sala de Aula CL-02 (IEL/Bloco VI)

Eixos: Ética, Política e Reconhecimento

Hermenêutica e Ciências Humanas

14:00 – Letícia Marlene dos Santos Figueiredo; Adelma Pimentel

A analogia do reconhecimento em Paul Ricoeur com a relação pesquisador-colaborador em pesquisas qualitativas

14:30 – Geison Loschi

A educação como experiência recíproca de reconhecimento: contribuições da antropologia filosófica ricoeuriana para a filosofia da educação

15:00 – José Aguiar Nobre

Imaginação e ética no pensamento de Paul Ricoeur 

15:30 – Vinícius Oliveira Sanfelice

Imagens na interpretação: Ricoeur e uma hermenêutica da imagem

Sala de Aula CL-06 (IEL/Bloco VI)

Eixos: Ação, linguagem, narrativa e identidade

Hermenêutica e Ciências Humanas

14:00 – Candice Angélica Borborema de Carvalho

A propósito da relação entre o tempo narrado e a identidade narrativa em Paul Ricoeur

14:30 – Victor Fermino

O tempo na narrativa de Leopold Bloom: uma leitura de Ulysses pela perspectiva de Paul Ricœur

15:00 – Leonardo Magalde Ferreira

Dos limites do conceito à imensidão da metáfora: linguagem e realidade em Nietzsche e Ricoeur

15:30 – Vitor Hugo Reis Costa; Alexandra Dias F. Tedesco

A força silenciosa do enredo: um olhar bourdieusiano sobre o conceito ricoeuriano de identidade narrativa

Sala de Videoconferências (IEL/Centro Cultural)

Eixo: Fenomenologia e Hermenêutica

14:00 – José Vanderlei Carneiro

Esboço de uma filosofia da pessoa em Ricoeur

14:30 – Bruno Fleck da Silva

A vontade criadora e a convicção: a sabedoria prática entre Husserl e Ricoeur

15:00 – Ellen Karoline da Silva; Maria de Nazareth Malcher  

O processo do reconhecimento no trabalho de profissionais de saúde mental

15h30
Intervalo
16h
Mesa 1 (Miniauditório e/ou Sala de videoconferências do Centro Cultural do IEL)

Filosofia, Teoria literária, literatura: a mediação impossível?

JEAN-LUC AMALRIC (EHESS/Paris)
HÉLIO SALLES GENTIL (USJT)
CRISTINA HENRIQUE DA COSTA (IEL/UNICAMP)

Moderador: ROBERTO ROQUE LAUXEN (UESB)

19h
Jantar por adesão

15/08/2023 – Terça-feira

8h30
Conferência (Auditório do IEL / Pavilhão dos Docentes)

Quando Ricœur se encontra com Viveiros de Castro.

JEAN-LUC AMALRIC (EHESS/Paris)

Debatedora: CRISTINA HENRIQUE DA COSTA (IEL/UNICAMP)

10h
Coffee Break
10h30

Conferência (Auditório do IEL / Pavilhão dos Docentes)

Philosophie de la libération versus l’herméneutique? Le « débat » Dussel-Ricoeur et sa signification contemporaine

ERNST WOLFF (KU/Leuven)

Debatedor: FERNANDO NASCIMENTO (BOWDOIN COLLEGE/EUA)

12h
Almoço
13h30
Comunicações

Sala de Aula CL-01 (IEL/Bloco VI)

Eixo: Hermenêutica e Ciências Humanas: História, Sociologia, Literatura, Psicologia e Antropologia, entre outras.

13:30 – Rita de Cássia Oliveira

A obra “Temps et récit”, de Paul Ricoeur, é atravessada por uma teoria do romance?

14:00 – Pedro Henrique Cristaldo Silva

Distanciamento hermenêutico e ideologia subjacente na pesquisa em Ciências Humanas

14:30 – Leonardo Caffaro

Fundamentalidade e Legitimidade. O Direito como experiência (historicidade da positivação) e legítimas expectativas de normatividade (comunicação normativa). Uma abordagem do Direito, da justiça e da democracia a partir da fenomenologia hermenêutica de Paul Ricoeur

15:00 – Adriano Carvalho Viana 

A hermenêutica ricoeuriana e a análise do Tomo I, da À la recherche de Proust

Sala de Aula CL-04 (IEL/Bloco VI)

Eixo: Ética, Política e Reconhecimento

13:30 – Elton Quadros

Reconhecimento e plano jurídico

14:00 – Claudia Aita Tiellet

Reconhecimento da mulher: respeito e solicitude à luz da pequena ética de Paul Ricoeur

14:30 – Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Silva; Adelma Pimentel

Processo do reconhecimento de Paul Ricoeur e analogias no campo da saúde mental

Sala de Aula CL-13 (IEL/Bloco VI)

Eixo: Ação, linguagem, narrativa e identidade

13:30 – Manuel Prada Londoño

Configuración de identidades narrativas en el uso de redes sociales

14:00 – Adelma Pimentel; Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Silva

Hermenêutica da linguagem e da ação no discurso clínico

14:30 – Francisco Valdério

Paul Ricoeur e o afrontamento da violência pela narrativa do processo jurídico

Sala de Videoconferências (IEL/Centro Cultural)

Eixos: Memória, história e identidade brasileira

Identidade, raça e gênero

13:30 – Ligia Zambone Moreira

O sofrimento do exílio: limites e potencialidades da categoria ricoeuriana de sofrimento

14:00 – Rafael Zanata Albertini

Narrativas fora do armário: a identidade sexual de homens gays na cidade

14:30 – Erica Munhoz

Para uma hermenêutica crítica da tradição de mulheres em literatura

15h
Intervalo
15h30

Mesa 2 (Miniauditório e/ou Sala de videoconferências do Centro Cultural do IEL)

Paul Ricoeur e decolonialidade em perspectiva brasileira

CRISTINA VIANA (UFAL)
FERNANDO NASCIMENTO (BOWDOIN COLLEGE/EUA)
WEINY CÉSAR FREITAS (UFMS)

Moderadora: LORENA SCHALKEN (UNAMA)

17h30
Minicurso (Anfiteatro do IEL – Bloco VI)

Ferramentas ricoeurianas úteis na perspectiva interdisciplinar: símbolo, conflito de interpretações, hermenêutica crítica, metáfora, identidade narrativa, cogito partido

CRISTINA HENRIQUE DA COSTA (IEL/UNICAMP)
JEAN-LUC AMALRIC (EHESS/Paris)

16/08/2023 – Quarta-feira

8h30
Conferência (Auditório do IEL / Pavilhão dos Docentes)

Le dépaysement comme modalité historiale de la toposéité significative

VINCENT DAVY KACOU (Domuni Universitas/Toulouse)

Debatedor: ANDRES BRUZZONE (Rede Brasil-Ricoeur)

10h
Coffee Break
10h30
Comunicações 

Sala de Aula CL-01 (IEL/Bloco VI)

Eixo: Estudos da Religião e Filosofia

10:30 – Frederico Soares de Almeida

O homem capaz e a religião a partir da filosofia de Paul Ricoeur

11:00 – Antonia de Sousa Vieira Soares

Filosofia da religião no pensamento de Ricoeur: uma poética da esperança entre figuração e saber absoluto

11:30 – Arlindo José Vicente Jr.

“Onde estava Deus naqueles dias? Por que Ele silenciou?”. Discurso, silêncio e a narrativa da Igreja Católica em Auschwitz: a lamentação como prece

12:00 – Donizete José Xavier

A linguagem religiosa e a poética da existência

 

Sala de Aula CL-02 (IEL/Bloco VI)

Eixo: Ética, Política e Reconhecimento

10:30 – Manoel Coracy Saboia Dias

Primeiros esboços de uma filosofia política ricoeuriana

11:00 – Paulo Gilberto Gubert

A assimetria e os estados de paz

11:30 – Ozeli Oliveira dos Santos

Violência no falar político a partir de Paul Ricoeur

Sala de Aula CL-08 (IEL/Bloco VI)

Eixo: Ação, linguagem, narrativa e identidade

10:30 – Denizart Busto de Fazio

Habitar mundos estranhos a nós: uma ideia de educação a partir de Ricoeur

11:00 – Thiago Moreira

A dimensão narrativa da docência no contexto da escola pública

11:30 – Caroline Fanizzi

O professor readaptado e a desnarrativização da sua experiência

Sala de Videoconferências (IEL/Centro Cultural)

Eixos: Fenomenologia e Hermenêutica 

Memória, história e identidade brasileira

10:30 – Roberto Roque Lauxen

O problema de uma teoria geral do julgamento em Paul Ricoeur

11:00 – Caetano Diniz; Adelma Pimentel

Uma proposta metodológica para análise do discurso baseada na hermenêutica de Paul Ricoeur

11:30 – Rodrigo Augusto de Souza

O retorno do acontecimento: Uma análise de Paul Ricoeur sobre a historiografia francesa do Século XX

12:00 – Anita Pompéia Soares

Entre o horizonte de expectativas e o espaço de experiência: o passado como “tradição viva” na escola brasileira

12h
Almoço
13h
Apresentação de livros (Miniauditório do Centro Cultural do IEL)
14h

Reunião de trabalho (Sala dos Colegiados do IEL – Pavilhão dos Docentes)

Projeto e desenvolvimento da Associação REDE BRASIL-RICOEUR

Coordenação: ANDRES BRUZZONE (Presidente da REDE BRASIL-RICOEUR)

15h30
Intervalo
16h
Conferência de encerramento (Anfiteatro – Bloco VI e/ou Auditório do IEL – Pavilhão dos Docentes)

As armadilhas da identidade

Jeanne-Marie Gagnebin (PUC-SP / IFCH-UNICAMP)

Debatedora: Cristina Viana (UFAL)

Chamada de Apresentação de Trabalhos

Pesquisadores nacionais e internacionais são convidados a submeter resumos de suas pesquisas de acordo com as seguintes orientações:

  • Modalidade: Comunicação Científica
  • Normas

PRAZOS

  1. O autor deve estar inscrito no evento para garantir a apresentação e publicação do resumo;
  2. Cada participante pode submeter um trabalho na categoria de primeiro autor;
  3. O número máximo de autores por trabalho é de 2 participantes;
  4. O resumo deve ter 300 – 500 palavras e ser apresentado em parágrafo único, fonte: Times New Roman, tamanho: 12, espaçamento 1,5, com o registro de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula sendo a última palavra seguida por ponto, conforme o seguinte modelo: clique aqui!;
  5. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas teóricas de rodapé, citações e referências;
  6. Os resumos deverão ser submetidos através do link: clique aqui 

Período de submissão dos resumos: 28/02/2023 a 31/05/2023

Divulgação dos resumos aprovados: 15/06/2023

*Os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento.

Mapa da UNICAMP

Opção de Hotéis

CPVCasa do prodessor Visitante – Três Estrelas, Valor R$ 260,00 (a diária) – 600 metros do IEL, 8 minutos caminhando.

Matiz Barão Geraldo Express Hotel – Três Estrelas, Valor R$ 238,00 (a diária) – 1,8 Km do IEL, 22 minutos caminhando 

OYO Pousada Tia Léo Campinas – Três Estrelas, Valor R$ 77,00 (a diária) – 2,8 Km do IELL, 34 minutos caminhando

Vitória Express Dom Pedro – Três Estrelas, Valor R$ 235,00 (a diária) – 6,1 Km, 11 min de Uber

Rio Hotel by Bourbon Campinas Quatro Estrelas, Valor R$ 275,00 (a diária) – 6,4 Km, 11 min de Uber
Ibis Styles Campinas Alphaville – Três Estrelas, Valor R$ 305,00 (a diária) – 10,4 Km, 15 min de Uber
* Preços cotados no dia da pesquisa, pode haver alterações conforme o dia da reserva, a modalidade de quarto e a inclusão de café da manhã.